Items filtered by date: Thursday, 05 September 2019

TVCabo apresenta serviço multiplataforma

Luanda - Os utilizadores da TVCabo podem, a partir desta terça-feira, assistir aos canais da ZAP e DSTV, em qualquer local e horário, através de dispositivos como smartphone, tablet, computador, ou da Box IPTV da operadora, desde que estejam ligados à internet. ,

Trata-se, de acordo com um comunicado de imprensa da operadora de televisão eviado à Angop, da Viv Mais IPTV, uma plataforma avançada de televisão, via Internet.

“Com este novo método de transmissão de sinais televisivos, os utilizadores podem ver todos os programas dos últimos sete dias em qualquer dispositivo registado, gravar, fazer pausa, ou recuar, a emissão de qualquer um dos canais que compõem o serviço”, lê-se no documento.

O serviço comporta 50 canais e permite o registo de vários dispositivos, sendo possível o acesso de três aparelhos em simultâneo. Na televisão é possível ter acesso através da BOX VIV MAIS e, no smartphone e tablet, através da instalação da App do serviço Viv Mais, disponível para IOS e Android e no site: player.vivmais.co.ao.

Operador por cabo em fibra óptica e triple play de Tv+Net+Voz, a TVCabo aposta em tecnologias e infra-estruturas inovadoras para fornecer serviços de internet de banda larga, televisão digital e telefone.

Disponibiliza actualmente mais de 200 canais de televisão, a uma velocidade de navegação de Internet até 50 Mbps com tráfego ilimitado para o segmento residencial, e um serviço de voz fixa com chamadas gratuitas na rede TVCabo.

,
  • Published in World
Read more...

Mais de 30 concorrentes desafiam conhecimentos tecnológicos

Luanda - Trinta e seis candidatos participam, nesta quinta-feira, em Luanda, no concurso nacional de criação de jogos digitais, que visa desafiar e estimular a criatividade e inovação tecnológica.,

Os candidatos com idades dos 5 aos 15 anos de idade representam às províncias de Luanda, Bengo, Huíla e Namibe, concorrendo nas categorias de Ideia de Jogo, Protótipo, Inovação e Mirim.

O  concurso é um espaço dedicado ao incentivo à criatividade e desenvolvimento de jogos digitais em diferentes plataformas (Android, IOS e Windows phone), com temáticas generalistas, e que tragam valores agregados em questões relacionadas com os modelos educacionais e afins.

Numa iniciativa da Universidade Metodista de Angola (UMA), o concurso se enquadra no âmbito dos Programas de Identificação, Selecção e Motivação de Talentos, Promoção da Cultura Científica e da Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo de Base Tecnológica, inseridos na Estratégia Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação de Angola e alinhado com a Política Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação de Angola (PNCTI).

De acordo com o secretário de Estado para a Ciência e Tecnologia, Domingos Neto, o evento permite reforçar a aproximação e colaboração estreita entre investigadores científicos, as Instituições de Ensino Superior (IES) e Investigação de Desenvolvimento, e o meio empresarial, visando a transferência de tecnologia para o sector produtivo e sociedade geral.

Enalteceu o incentivo à criatividade e ao desenvolvimento de jogos digitais em diferentes plataformas com temáticas generalizadas que tragam valores agregados e que permitam a inserção da Ciência, Tecnologia e Inovação na Estratégia de desenvolvimento do país.

Para o responsável, a actividade permite reforçar a aproximação e colaboração estreita entre investigadores científicos, as Instituições de Ensino Superior (IES) e Investigação de Desenvolvimento, e o meio empresarial, visando a transferência de tecnologia para o sector produtivo e sociedade geral.

Reforçou que constam das acções prioritárias do Plano de Desenvolvimento Nacional o apoio a criação de incubadoras de empresas tecnológicas de inovação, criar uma rede transferência de tecnologia e inovação, bem como monitorar e divulgar as actividades de ciência tecnologia e inovação.

Para o seu alcance, prossegui, há necessidade de se implementar um ambiente favorável nas IES nacionais para que sejam mais abertas às iniciativas da sociedade civil acolhendo pequenas empresas de telecomunicações para que com seu dinamismo possam ocupar-se dos processos de transferência de conhecimentos.

“Governos, organizações, empresas e sociedade civil encaram a inovação como a resposta para os principais desafios da actualidade, bem como a inovação a o factor chave para o desenvolvimento sustentável”, referiu.

Augura que sejam criados pressupostos atinentes ao desenvolvimento cognitivo dos participantes, para que sejam geradas e capturadas ideias capazes de agregar valor aos processos de ensino e aprendizagem.

,
  • Published in World
Read more...

Angola necessita aumentar taxa de conectividade à internet

Luanda - Angola deve aumentar urgentemente a taxa de conectividade à internet para níveis similares a de países europeus, que rondam os 80 por cento, para usufruir dos benefícios do Produto Interno Bruto Digital, afirmou hoje, em Luanda, o gestor da Wiconnet Paulo Araújo. ,

Em declarações à Angop, acerca do acesso à internet em Angola, o especialista destacou que estudos feitos pela McKinsey & Company dão conta que a internet contribui em cerca de 20 por cento para o aumento do Produto Interno Bruto (PIB).

 

“Constamos que em África, a Internet apenas contribui com um por cento para o PIB e vemos que a rede não é um luxo, mas uma forma de atingir crescimento económico e diversificação da economia”, disse o especialista.

 

Segundo Paulo Araújo, o acesso à Internet em Angola, tal como no resto de África, é muito baixo, pois apenas 27 por cento da população africana tem acesso a essa ferramenta de comunicação e Angola não é uma excepção.

 

Realçou que, embora o país tenha várias operadoras de telecomunicações que forneçam serviços de internet, um estudo feito recentemente indica que o custo médio de 1 GB de internet em Angola é de USD 7,95.

 

“Quando comparamos com um país como Rwanda, referência de desenvolvimento em África e cujo custo é por volta de USD 0,56, vemos nitidamente que há um problema”, disse.

 

O Gestor realça que algumas empresas já notaram ser mais valioso que se invista em pontos de Internet livre à volta do País.

 

Paulo Araújo acredita que, de forma massificada, os pontos de acesso a internet gratuita (wi-fi) podem acelerar a economia angolana e aumentar a contribuição do PIB Digital no País.

 

Especialista em Matemática e Gestão, o angolano Paulo Araújo já foi um dos vencedores do concurso para escolas internacionais, realizado na República da Namíbia.

 

,
  • Published in World
Read more...

Universidades assinam acordo para promover empregabilidade

Luanda - Um acordo de parceria entre a Universidade Agostinho Neto (UAN) e a Universidade de Tecnologia de Belfort-Montbéliard (UTBM) foi rubricado nesta terça-feira, em Luanda, para promover a empregabilidade dos estudantes e transforma-los em criadores de emprego, sobretudo na área de inovações tecnológicas.,

 

O acordo foi rubricado pelo reitor da Universidade Agostinho Neto, Pedro Magalhães e pelo reitor da Universidade de Tecnologia de Belfort-Montbéliard (UTBM), Ghislain Montavon.

Pedro Magalhães explicou que o acordo abrange a cooperação nos domínios científicos, académicos e na formação de técnicos e investigadores.

Disse pretender a mobilidade dos estudantes que possam passar parte da sua formação na universidade parceira e vice-versa.

“Queremos cooperar para o desenvolvimento de projectos científicos conjunto e permitir a mobilidade de investigadores e docentes das duas universidades”, disse.

A título da experiência, acrescentou estar em curso o Mestrado em Engenharia dos Sistemas Industriais, que permitirá a formação de especialistas que venham a intervir em termos de tecnologia de desenvolvimento em várias indústrias.

Na ocasião, o secretário de Estado para o Ensino Superior, Eugénio Silva, disse que o mestrado em engenharia dos sistemas industriais, da Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto (FEUAN) em parceria com a Universidade de Tecnologia de Belfort-Montbéliard (UTBM) é o resultado do programa de cooperação universitária bilateral que o Ministério do Ensino Superior de Angola e o Governo de França, contando neste momento com 36 mestrandos da academia e da indústria que se encontram em fase de conclusão da formação.

Frisou que a parceria serve para a capacitação institucional e humana da faculdade, permitindo a melhoria da qualidade do ensino da engenharia, que acontece após três anos de parceria.

“Projecto está alinhado com a estratégia nacional Angola – França, plano nacional de formação de quadros enquadrado no Plano de Desenvolvimento Nacional 2018 – 2022”, disse.

Já Ghislain Montavon destacou que a tecnologia específica a unidade e o carácter global da ciência, mas adverte que a procura acelerada pelos recursos da terra traz enormes consequências como o aquecimento global, sendo necessário fazer algo para contemplar tal necessidade.

Destacou a importância da formação de engenheiros e o seu papel no desenvolvimento social.

Por seu turno, o coordenador do Mestrado, Jone Heitor Sebastião, disse que formação que começou há 2 anos, com 36 estudantes, prevê terminar em Julho de 2019 tem um financiamento feito 600 mil dólares pela parte francesa e 661 mil dólares pela parte angolana.

Avançou que o acordo serve para apoiar equipamentos, suprir deslocações dos docentes em Angola e em França.

Informou que estão na primeira fase da abertura de um laboratório digital, que será incorporado por uma incubadora, onde serão beneficiada 10 empresas.

“Está na faculdade de engenheira equipado com equipamentos digitais onde os estudantes vão criar”, frisou.

Sem avançar valores necessários, assegurou que o arranque da incubadora está a aguardar por um apoio financeiro de uma instituição bancária nacional.

 
 

,
  • Published in World
Read more...

Angola lança satélite produzido por estudantes

Luanda - Um pequeno satélite, denominado "Cansat", produzido em Angola por especialistas de varias Universidades angolanas, vai ser lançado, na próxima quarta-feira (19), na localidade de Cabo Ledo, em Luanda.,

O "Cansat" é a representação de um satélite real num volume de lata de refrigerante de 330 mililitros, criado pelo Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN) do Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação (MTTI), com o concurso do Departamento de Ciências Espaciais e Pesquisa Aplicada (DCEPA), numa cooperação da comunidade académica angolana.

De acordo com uma nota do MTTI, distribuída, hoje (domingo), à Angop, os primeiros testes do "Cansat", para melhor preparação do lançamento foram feitos com sucesso no dia 11 deste mês.

As avaliações ocorreram em Cabo Lebo e envolveram, dentre outras entidades, a Força Aérea Nacional (FAN) que disponibilizou um helicóptero para a operação, lê-se no documento.

Os resultados dos testes realizados no local do lançamento, mostraram que o pequeno satélite deve ser lançado a uma altitude máxima de 400 metros, com uma velocidade do vento não superior a 14 quilómetros por hora, a fim de estimar uma posição precisa de recolha, mediante as coordenadas do sistema de localização electrónica GPS, para uma melhor comunicação com a estação terrena.

O lançamento do Cansat está enquadrado no Fórum e Exposição Internacional de Tecnologias de Informação " Angotic ", que o Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação vai organizar de 18 a 20 de Junho no Centro de Convenções de Talatona (CCTA).

 

,
  • Published in World
Read more...

Banco Atlântico apresenta primeiro laboratório digital

Luanda - O primeiro laboratório digital em Angola, para promover um ecossistema de fomento ao empreendedorismo e inovação digital, foi apresentado, hoje, sexta-feira, pelo presidente da Comissão Executiva (PCE) do Banco Atlântico, Daniel Santos.,

A iniciativa tecnológica faz parte de uma estratégia  designada“Disruption Lab (Powered by Atlântico), focada na transformação, inovação e digitalização, que tem como objectivo principal agregar competências originadas nas universidades, instituições financeiras nacionais e internacionais e em Startechs – pequenas inciativas de empreendedorismo no domínio tecnológico.

O Disruption Lab (Powered by Atlântico) foi criado em Agosto de 2018 para liderar os esforços de informação digital do Banco Millenium Atlântico, no qual têm cumprido tal intento com participações em debates, feiras, entre outros eventos.

Em declarações à imprensa, o director nacional para o Desenvolvimento Tecnológico e Informação do Ministério da Ciência e Tecnologia, Jone Heitor, deu a conhecer que no país, em algumas Universidades, já funcionam pequenos laboratórios digitais, onde os estudantes estão a testar os seus conhecimentos.

Precisou que o Governo está a criar políticas para apoiar as Startechs e Incubadores, existentes no país, no intuito de num período de cinco anos surgirem muitas mais iniciativas do género.

Para o PCE do Banco Millenium Atlântico, Daniel Santos, a aposta no laboratório digital tem a ver com facto de ser um veículo tecnológico que actualmente é muito usado na indústria mundial e particularmente na banca.

Referiu que na sua instituição existe serviços digitais disponíveis que têm permitido angariar muitos clientes.

O Disruption Lab é uma estratégia 2.1 focada na transformação, inovação e digitalização, de modo a atingir o propósito de organizar equipas multidisciplinares, formadas por colaboradores e parceiros do ecossistema de startechs.

,
  • Published in World
Read more...

Huambo: crianças desfavorecidas concluem curso de informática

Huambo - Oitenta crianças desfavorecidas de diversos lares de acolhimento da cidade do Huambo, encerraram, nesta sexta-feira, um curso básico de informatica na óptica do utilizador, promovido pela Mediateca local.,

 A acção formativa, inserida nas comemorações do Dia Mundial da Internet, assinalado a 17 deste mês, visou doptar os petizes de habilidades para melhor inserção no mundo das novas tecnologias de informação.

 

Na ocasião, a directora em exercício da Mediateca, Maria Evaristo Satoca, falou da importância da formação,  que durou 18 dias, porquanto serviu para doptar as crianças de uma ferramenta profissional essencial na idade adulta.

 

Inaugurada em Fevereiro de 2014, a Mediateca possui, entre outros compartimentos, duas salas de pesquisa para crianças e adultos, área de formação, de leitura, reprografia, cinemateca, audiovisual, video-games, espaço para o lazer e uma área administrativa.

,
  • Published in World
Read more...

TIC'S são pilar de mudança social - reitora

Luanda - A reitora da Universidade Metodista de Angola (UMA), Marta Sambanje, destacou nesta quarta-feira, em Luanda, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC'S) como pilar de mudança, bem-estar e qualidade de vida, por ajudar o ser humano a pensar melhor no futuro. ,

De acordo com a responsável, que falava na abertura do Fórum Académico “Open Day IT Universidade Metodista By Unitel”, as tecnologias têm o pendor de capturar, armazenar, gerenciar e analisar dados,  ajudando a melhorar  a vida das pessoas nas próximas décadas.

O Fórum Académico promovido pela instituição, em parceria com o Ministério do Ensino Superior,   Ciência, Tecnologia e Inovação, decorre de 22 a 24 deste mês, com o intuito de reforçar o conhecimento dos estudantes na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’S).

O evento visa ainda conciliar pontos de vista entre estudantes, profissionais, especialistas, gestores e governantes, bem como apoiar e preparar os estudantes para as necessidades do mercado.

Estão também previstos a realização de concursos de jogos digitais, robótica, programação, nano satélites e produção de conteúdos multimédia, com a participação dos estudantes do curso de engenharia da UMA.

,
  • Published in World
Read more...

Disponibilidade de internet cresce dez vezes mais em Angola

Luanda - A disponibilidade de serviços de internet da Angola Cables, desde 2012 até a presente data, cresceu dez vezes mais ao passar de 1,5 para mais de 12 gigabytes de capacidade internacional de tráfego/segundo em Angola. ,

Com essa disponibilidade de internet, o mercado das telecomunicações angolano tornou-se uma referência na região da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC, sigla inglesa), de acordo com o director-geral da Angola Cables, António Nunes, que falava à Angop.

 

"Angola Cables tem capacidade suficiente para atender a demanda do mercado e superar o défice existente nos serviços de internet no país", afirmou.

 

Por exemplo, apontou, o sistema de cabos submarinos SACS (Sistema de Cabos do Sul do Atlântico) tem capacidade de transportar 40 terabytes de informação/segundo e o  sistema de cabos submarinos Monet, instalado nas américas, tem a capacidade de 600 gigabyte/segundo.

 

Considerou ainda o mercado das telecomunicações em Angola como o que mais cresceu no país, nos últimos dez anos, com a instalação de redes nacionais e internacionais, superando os países vizinhos da SADC.

 

António Nunes referiu que as constantes quebras que se registam no sinal de internet no país tem a ver com a falta de entidades provedores de serviços de internet nas comunidades e da pouca adesão aos serviços por parte de empresas que operam no sector das telecomunicações.

 

Reconheceu, por outro lado, que apesar do crescimento registado na oferta de internet, a qualidade dos serviços de telecomunicações em Angola ainda estão aquém do desejado, comparativamente aos mercados de países desenvolvidos.

 

Para superar esse défice, sugeriu, é necessário que os operadores nacionais adquiram capacidades suficientes de gigabyte ou terabyte de empresas como Angola Cables, que dispõe de oferta suficiente para atender a procura do mercado.

 

Advogou também a necessidade de se potenciar o ecossistema digital, dando uma atenção especial às inovações dos agentes do sector, bem como criar uma relação de parceria/cooperação nacional, visando a melhoria dos serviços de telecomunicações no país.    

 

"Apesar do interesse comercial de cada empresa, é necessário partilhar os serviços e conhecimentos entre os operadores das telecomunicações, com vista a evolução do mercado de forma rápida", acrescentou.

 

A Angola Cables é uma multinacional angolana de telecomunicações que começou a actividade em 2012, actuando no mercado grossista. O seu negócio é a venda de capacidade de transmissão internacional através de cabos submarinos de fibra óptica e IP trânsito.

 

A empresa conta com cerca de 115 trabalhadores, espalhados em vários países do mundo.

,
  • Published in World
Read more...

Angola usará satélite francês

Paris - Angola usará satélites de observação franceses, nos termos de um acordo recentemente assinado entre os governos angolano e francês, anunciou, esta sexta-feira, em Paris, o ministro das Relações Exteriores angolano, Manuel Augusto. ,

Mauro Romeu, enviado especial da ANGOP

O chefe da diplomacia angolana falava em entrevista à Rádio France Internacionale (RFI).

Segundo o ministro, o acordo recentemente rubricado envolverá, do lado francês, como parte técnica, a empresa Air Bus e, da parte angolana, o Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação.
 
O documento foi rubricado, da parte angolana, pelo ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, e da parte francesa, pelo ministro da Europa e dos Negócios Estrangeiros, Jean-Yves Le Drian.

Na mesma altura, os diplomatas rubricaram, igualmente, um acordo para a troca de informações sobre as restrições e a aplicação do acordo de observação da terra.   

Manuel Augusto deixou já a capital francesa depois de ter cumprido uma visita oficial de três dias à França, a convite

,
  • Published in World
Read more...
Subscribe to this RSS feed

Sections

Shows

Local News

Tools

About Us

Follow Us

×

Sign up to keep in touch!

Be the first to hear about special offers and exclusive deals from TechNews and our partners.

Check out our Privacy Policy & Terms of use
You can unsubscribe from email list at any time