Angolano vence concurso tecnológico na China
O autor que estuda na China venceu a terceira edição, em Novembro de 2017, e a última, em Março deste ano, no evento para avaliação de projectos das áreas da ciência e tecnologia, sociedade e sustentabilidade.
O concorrente angolano venceu a edição 2018 com o projecto de Geração de Energia pela Caminhada (Power By Riding - PBR) que utiliza uma bicicleta para este fim.
O sistema utiliza um material piezelétrico acoplado ao assento e aos pedais da bicicleta, convertendo a sua pressão e deformação em energia eléctrica, capaz de carregar aparelhos de telefonia móvel e computador.
Para esta edição, organizada pelo Instituto de Inovação da Universidade de Ciência e Tecnologia de Huazhong, foram seleccionados 10 grupos que podem ter cinco pessoas no máximo.
Em 2017, Brunilde Mandinga venceu com o projecto “WeGoZhinengXie”, calçado inteligente.
“O calçado inteligente é composto por uma palmilha de acetato-vinilo de etileno (EVA) que é posicionada em direcção às articulações dos pés, nomeadamente a articulação metatarsofalângica que permite o pé apoiar-se sobre os dedos durante uma caminhada e a articulação interfângica, mantendo a estabilidade durante a pressão sobre o solo” - explicou Brunilde Mandinga.
O calçado possui um dispositivo de controlo térmico que permite fazer a leitura da temperatura no interior e exterior do calçado, que pode ser ajustada de acordo com a região climatérica. Incorpora GPS e módulo de comunicação GPRS, para localização de vítimas em caso de incidentes como desabamento de terra ou queda de um edifício.
Os dois projectos encontram-se em processo de patente e serão tutelados pelo centro de patentes da Universidade de Ciência e Tecnologia da Huazhong - Huazhong University of Science and Technology) para uma produção industrial.
Nesta edição, há o registo de 54 candidaturas, das quais 36 foram aprovadas e nove chegaram a final
Este concurso começou em Março e visa seleccionar as 20 melhores iniciativas de empreendedorismo, com prioridade para os cidadãos dos países africanos.
,






Lubango - A vice-governadora do Huíla para o sector económico, político e social, Maria João Chipalavela, criticou hoje, na cidade do Lubango, o “desinteresse” dos industriais locais em promover ideias e acções de invenção de estudantes da província. ,
Sumbe - O membro da comissão de gestão da empresa de telecomunicações Angola Telecom, Adilson Santos, afirmou hoje, sexta-feira, no Sumbe, que a melhoria dos serviços de dados, voz e expansão da rede ao nível dos municípios constitui a grande aposta do sector.
,
Luanda - O secretário de estado da Ciência e Tecnologia, Domingos da Silva Neto, destacou o facto de Angola aparecer no relatório de 2015 da Organização das Nações Unidas para Educação (Unesco) como um país a dar "passos importantes no avanço" da ciência e tecnologia. ,