World

Angolano vence concurso tecnológico na China

Luanda - O estudante angolano Brunilde Pedro Sacramento Mandinga venceu, na China, a IV edição do concurso "Electronic Design and Internet of things (IoT)", organizado pela empresa chinesa Neoway, vocacionada ao fabrico de materiais electrónicos.,

O autor que estuda na China venceu a terceira edição, em Novembro de 2017, e a última, em Março deste ano, no evento para avaliação de projectos das áreas da ciência e tecnologia, sociedade e sustentabilidade.

O concorrente angolano venceu a edição 2018 com o projecto de Geração de Energia pela Caminhada (Power By Riding - PBR) que utiliza uma bicicleta para este fim.

O sistema utiliza um material piezelétrico acoplado ao assento e aos pedais da bicicleta, convertendo a sua pressão e deformação em energia eléctrica, capaz de carregar aparelhos de telefonia móvel e computador.

Para esta edição, organizada pelo Instituto de Inovação da Universidade de Ciência e Tecnologia de Huazhong, foram seleccionados 10 grupos que podem ter cinco pessoas no máximo.

Em 2017, Brunilde Mandinga venceu com o projecto “WeGoZhinengXie”, calçado inteligente.

“O calçado inteligente é composto por uma palmilha de acetato-vinilo de etileno (EVA) que é posicionada em direcção às articulações dos pés, nomeadamente a articulação metatarsofalângica que permite o pé apoiar-se sobre os dedos durante uma caminhada e a articulação interfângica, mantendo a estabilidade durante a pressão sobre o solo” - explicou Brunilde Mandinga.

O calçado possui um dispositivo de controlo térmico que permite fazer a leitura da temperatura no interior e exterior do calçado, que pode ser ajustada de acordo com a região climatérica. Incorpora GPS e módulo de comunicação GPRS, para localização de vítimas em caso de incidentes como desabamento de terra ou queda de um edifício.

Os dois projectos encontram-se em processo de patente e serão tutelados pelo centro de patentes da Universidade de Ciência e Tecnologia da Huazhong - Huazhong University of Science and Technology) para uma produção industrial.

Nesta edição, há o registo de 54 candidaturas, das quais 36 foram aprovadas e nove chegaram a final

Este concurso começou em Março e visa seleccionar as 20 melhores iniciativas de empreendedorismo, com prioridade para os cidadãos dos países africanos.

 

,

Governante critica desinteresse dos industriais em promover ideias dos inventores

Lubango - A vice-governadora do Huíla para o sector económico, político e social, Maria João Chipalavela, criticou hoje, na cidade do Lubango, o “desinteresse” dos industriais locais em promover ideias e acções de invenção de estudantes da província. ,

Falando na cerimónia de abertura da 5ª edição da Feira do Inventor/Criador Angolano, referiu que o governo e empresários como elementos principais na diversificação da economia devem estar unidos.

Segundo ela, se a industrialização não estiver presente nesse processo, de nada valerá o "esforço” do governo e dos estudantes inventores, fazendo com que a província não tenha o lugar pretendido no domínio da indústria.

“Onde estão os nossos empresários para apoiarem esses jovens que precisam deles para serem os nossos talentos posteriormente”, lamentou.

Segundo disse, eventos semelhantes constituem um símbolo relevante para o desenvolvimento económico do país.

A 5ª edição da feira do Inventor/ Criador Angolano, que decorre hoje é uma co-organização do gabinete provincial da Educação e a Universidade Mandume Ya Ndemufayo.

A mesma tem como objectivo apresentar ao público em geral projectos desenvolvidos por inventores para promover a integração dos participantes no segmento industrial.

A divulgação da importância do registo de propriedade intelectual, a promoção do processo de transferências de tecnologias do sector produtivo e disseminação de conceitos relativos ao desenvolvimento das actividades de pesquisa, são outras finalidades do evento.

Os projectos vencedores vão representar a província na 9ª edição nacional da feira, a ser realizada de 14 a 16 de Setembro do ano em curso, na capital do país, Luanda.

O evento conta com a participação de 20 expositores, dos 46 previstos.

 

,

CTN internacionaliza mais de 150 invenções em cinco anos

Huambo - Cento e 50 ideias, inovações e produtos de inventores angolanos foram internacionalizados desde 2013, pelo Centro de Tecnologia Nacional (CTN), com a realização da plataforma denominada Feira do Inventor/Criador Angolano.,

O facto foi dado a conhecer hoje, sexta-feira, na província do Huambo, pelo director nacional do CTN, Gabriel Miguel, na abertura da feira local do inventor e criador.

 

Explicou que as 150 invenções internacionalizadas foram seleccionadas entre 300 apresentadas na plataforma, que anualmente ocorre na província de Luanda.

 

Nesta 5ª edição da feira do inventor/criador, na província do Huambo, estão expostas 21 ideias, protótipos e produtos, nas categorias de instituições do ensino superior e freelancers.

 

Os melhores trabalhos vão ser apresentados na 9ª edição da feira do inventor/criador angolano, a realizar-se de 14 a 16 de Setembro, em Luanda.

 

Gabriel Miguel disse que os programas de promoção da cultura científica e de transferência de tecnologia e empreendedorismo de base tecnológica visam a identificação, selecção e motivação de talentos.

 

,

Serviço de roaming da Unitel chega pela primeira vez ao Belize

Luanda - Os serviços de roaming da Unitel chegaram em Junho, pela primeira vez, ao Belize, América Central, através do estabelecimento de uma parceria com a operadora local Belize Telemedia Limited. ,

Trata-se da primeira entrada da operadora angolana no país, que reforça assim a presença do seu serviço roaming de voz na América Central, onde a Unitel já está presente em parceria com operadoras locais na Guatemala, Nicarágua, Costa Rica e Panamá, para prestação do serviço.

Além do serviço roaming de voz, esta parceria com a operadora Belize Telemedia Limited engloba ainda a prestação de serviço roaming GPRS Bilateral para a partilha de dados móveis, permitindo aos clientes o acesso à Internet nos seus dispositivos.

Ainda no mês de Junho e empenhada a prestar melhor qualidade de serviço além-fronteiras, a Unitel reforçou o serviço de roaming dados na Serra Leoa, através de uma nova parceria local com a operadora Africell, segundo parceiro de roaming no país.

Esta parceira vem assegurar a prestação dos serviços GSM Bilateral e GPRS Bilateral aos clientes Unitel, podendo continuar ligados à Web através dos seus telemóveis quando viajarem para a Serra Leoa.

Mantendo a aposta no desenvolvimento e ampliação da sua rede móvel em todo o mundo, a Unitel assegura o seu compromisso de oferecer soluções cada vez mais completas e abrangentes aos seus clientes, reafirmando assim a sua posição no sector das telecomunicações em Angola.

 

 

 

 

 

,

Angola Telecom aposta na melhoria dos serviços

Sumbe - O membro da comissão de gestão da empresa de telecomunicações Angola Telecom, Adilson Santos, afirmou hoje, sexta-feira, no Sumbe, que a melhoria dos serviços de dados, voz e expansão da rede ao nível dos municípios constitui a grande aposta do sector. ,

O responsável que falava durante a cerimónia de apresentação do novo director da Angola Telecom no Cuanza Sul, Hossi Francisco Alfredo, referiu que este é um desafio imposto no sentido de beneficiar a população usuária.

Reconheceu que actualmente a tarifa da telefonia móvel no país é alta, devido os factores que concorrem para a sua operacionalidade.

Na sua óptica, com a Lei da concorrência em vigor, a situação pode mudar para melhor.

“Temos a plena certeza que com a concorrência de mais empresas para o sector de telefonia móvel a situação de altas tarifas de pagamento do sistema de telefonia móvel pode melhorar”, reafirmou,

Acrescentando que é neste sentido que a Angola Telecom aspira entrar no sistema de telefonia móvel e outros serviços inovadores.

 O actual director que já desempenhou igual funções em Banguela substitui António Baião, indicado para outros desafios a nível central.

,

Angola aparece nos relatórios da UNESCO para tecnologia

Luanda - O secretário de estado da Ciência e Tecnologia, Domingos da Silva Neto, destacou o facto de Angola aparecer no relatório de 2015 da Organização das Nações Unidas para Educação (Unesco) como um país a dar "passos importantes no avanço" da ciência e tecnologia. ,

Domingos Neto, que falava a jornalistas na sequência do seminário de capacitação sobre o terceiro inquérito Nacional de Indicadores de Ciência Tecnologia e Inovação que se realizou hoje em Luanda, lembrou que Angola já foi mencionada, em 2014, no relatório da Nova Parceria Para o Desenvolvimento de África (NEPAD) sobre o desenvolvimento da investigação científica.

Apesar destas referências, o secretário de estado disse que Angola precisa melhorar para cumprir com as recomendações padrão, nomeadamente financiamentos de projectos ligados ao sector.

O secretário de estado explicou ser necessário que os financiamentos para os projectos científicos sejam equivalentes a um por cento do Produto Interno Bruto (PIB) Nacional, um indicador que ainda está distante da realidade do país, isto é, 0,07 porcento.

Segundo Domingos da Silva Neto, o problema não esta só nos valores à disposição, mas em como se aplicam.

Adiantou que já estão a ser feitos trabalhos para se atingir o preconizado, apontando como exemplo este inquérito que visa a recolha de dados e informação para a elaboração dos Indicadores de investigação científica e Desenvolvimento experimental, transferência de tecnologia e inovação.

No seminário foram transmitidos conhecimentos sobre os indicadores de ciência e tecnologia de informação, para elaboração dos indicadores de investigação científica e desenvolvimento experimental, transferência de tecnologia e inovação.

,
Subscribe to this RSS feed

Sections

Shows

Local News

Tools

About Us

Follow Us

×

Sign up to keep in touch!

Be the first to hear about special offers and exclusive deals from TechNews and our partners.

Check out our Privacy Policy & Terms of use
You can unsubscribe from email list at any time