Logo
Print this page

Executivo aposta na investigação científica

Luanda - A ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Sambo, quer ver o país com melhores indicadores e em desafios mundiais em relação a investigação científica.,

Tal pretensão foi manifestada durante o wokshop sobre a participação de Angola  no Centro Internacional de Investigação Científica do Atlântico (Air Centre) e no Sistema Global de Informação sobre a Biodiversidade (GBIF).

Maria Sambo avançou que, apesar de se ter já alguns dados nacionais inseridos na plataforma GBIF (260 mil espécies terrestres e marinhas, das quais 28 por cento por instituições angolanas),  a participação formal efectiva-se agora, embora ainda como membro associado ou seja sem ter direito a voto.

A ministra espera que essas instituições contribuam para a publicação de dados,  de modo a que tenham capacidade de colocar na plataforma novos dados sobre a biodiversidade de Angola.

“Temos feito descobertas e os investigadores angolanos, em parcerias com outros países, têm o desafio de explorar cada vez mais os aspectos novos da rica biodiversidade angolana”, reforçou.

Essas parcerias vão transformar a realidade da investigação científica voltada para os objectivos de desenvolvimento sustentável,  monitorização,  acompanhamento e avaliação dos resultados, de acordo com o trabalho e o dinamismo dos colaboradores.

Fazem parte do GBIF 59 países e 38 organizações internacionais

,
Joomla Template designed by GavickPro